Instituto Brasileiro de Terapias Alternativas
Acerca de
Drenagem Linfática Manual
A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal feita com as mãos que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite, gordura localizada, inchaço ou linfedema, mantendo o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, além de poder ser utilizada no pós-operatório de cirurgia plástica. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.
A drenagem linfática emagrece por diminuir o inchaço corporal e atuando na redução de medidas. A drenagem linfática deve ser feita sempre em direção às ínguas e aplicando apenas uma ligeira pressão com as duas mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática e a drenagem deixa de ter resultados. São movimentos relaxantes, suaves e superficiais.
A drenagem é indicada no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. A massagem também é a principal indicação para recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdômen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação.
A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático, é ótima para relaxar e afastar o estresse.
O método é contra-indicado apenas para quem sofre de insuficiência renal, trombose, hipertireoidismo e para portadores de tumores no sistema linfático.